Escrever sobre amizade nem sempre é algo fácil. Ainda mais quando estamos em fases conturbadas, em que as amizades não parecem ajudar a segurar o tranco. Afinal, alguém sabe, neste universo infinito de átomos e dualidades, o que é a amizade de fato? Eu não tenho mais tanta certeza se sei. Vou arriscar alguns palpites.
Amizade é a união de duas pessoas em prol de um bem recíproco, sem esperar receber algo em troca. Enfim, é a máscara que o amor usa quando não se quer deixar apaixonar. Talvez seja estranho definir dessa forma, mas pode ser que eu esteja certo. De qualquer modo, a amizade é uma relação entre duas pessoas, onde há reciprocidade, compreensão, amor, fraternidade. É quase como dois irmãos de mães diferentes, embora piegas. Porém, com o passar dos anos, a troca de amigos e as circunstâncias da vida findam por mudar alguns conceitos e embaralhar nossa mente nesse meio. Onde estão os amigos agora?!
Tive bons amigos na minha vida. Ainda tenho ótimos amigos. Mas alguns dos importantes se foram, e aquela amizade que parecia inacabável, terminou. Aquela "paixão" entre os amigos teve um fim. E a sensação é de substituição; sim, nos sentimos substituídos. O amigo que não lhe ligou mais, esqueceu-se de você e de seus problemas - aqueles que antes eram compartilhados com ele -, deixou-lhe de lado para agregar novas amizades, enfim... são muitas as circunstâncias. E nesses momentos, a gente sente. E sente muito. Pois diversas amizades antigas, pessoas com quem você realmente se importa, hoje não lhe dão mais sequer minutos do seu tempo. Trocaram a amizade por outra, ou por coisas supérfluas, levianas.
Enfim, tenho tido pouquíssima inspiração pra escrever. É como se as águas da minha mente tivessem cessado de jorrar; estou numa época de estiagem intelectual, talvez. Espero que volte logo a publicar coisas legais, se é que outrora publicava "coisas legais". De qualquer modo, um recado aos amigos dos amigos: seja amigo, não abandone, pois a pessoa abandonada pode estar passando pela pior fase da sua vida, e você tem o compromisso de segurar a sua mão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário